Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011
Metodologia

Este post já devia ter sido colocado, no entanto não quero deixar de o fazer. Trata-se do desenho metodológico que envolve perguntas de investigação, modelo de análise e recolha e tratamento de dados.

 

Metodologia

Numa primeira fase este estudo será essencialmente exploratório, uma vez que será feita uma recolha e análise bibliográfica de autores da mesma área de estudo, que suportará uma observação do estado de arte e desenvolvimento do enquadramento teórico. Quanto aos dados utilizados nesta primeira fase, serão as referências bibliográficas de autores que incidam os seus estudos na interacção mediada por tecnologia, e mais especificamente, pela televisão.

Na segunda fase do estudo, a metodologia utilizada será a Investigação de Desenvolvimento,

uma vez que o estudo em causa, pretende demonstrar, através de um programa piloto, o modelo ou modelos de interactividade mais adequados às necessidades dos utilizadores de plataformas IPTV. Para averiguar que modelo (s) é (são) mais satisfatório (s) para os utilizadores, será realizado estudo de campo com utilizadores.

 Amostra

Para o teste serão reunidos cerca de 8 a 10 participantes de forma a testarem o protótipo em conjunto.

É importante referir que se tratará de uma amostragem por conveniência, pois os participantes serão alunos da Universidade de Aveiro. Desta forma levantam-se problemas de representatividade, e de generalização se resultados, visto que os utilizadores possuem características que não podem ser aplicados a toda a população.

Os testes realizados são de real importância para o estudo, pois serão eles que darão resposta ao elemento central deste estudo, as preferências interactivas dos utilizadores em televisão.

 

 Instrumentos de recolha de dados

Para a recolha de dados serão utilizados três métodos distintos, o empírico, a observação e focus grupos.

A observação será realizada aquando da sessão de testes. A sessão será gravada (registo áudio e vídeo). Com este método, pretende-se observar as reacções e expressões dos utilizadores.

No que respeita ao método empírico, será colocado um questionário a cada utilizador, após a sessão de testes. Este questionário será composto por perguntas de resposta aberta e fechada.

Ofocus gruposserá realizado no fim da sessão, pós-questionário. Este método servirá para colocar em “cima da mesa”, os pontos fracos e fortes do projecto e o que poderá ou deverá ser aperfeiçoado.

 




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


.posts recentes

. Modelo de Análise e Calen...

. Metodologia

. Reestruturação do Índice ...

. Últimas reuniões com os o...

. Índice provisório do Enqu...

. Metodologia de Investigaç...

. Projectos Relevantes

. Autores e obras relevante...

. Actividade: How B|P Resea...

. Projectos com pontos em c...

.arquivos

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds